O que é Psicoterapia? Qual o profissional que pode exercer esta técnica? Por quê, Quando e Como eu devo buscar ajuda psicológica?

São essas perguntas que muita pessoas fazem, ou deveriam fazer, sobre buscar ajuda psicológica. Este texto irá esclarecer essas perguntas e mostrar a diferença que a Psicoterapia pode fazer na vida das pessoas.

O que é Psicoterapia?

simbolo psicologia psicoterapia

simbolo psicologia

A Psicoterapia é uma técnica de tratamento que só pode ser usada por uma psicóloga ou um psicólogo. Esta técnica pode ser chamada também de psicologia clínica. Logo após a graduação o Psicólogo pode exercer Psicoterapia, ou seja, este profissional pode trabalhar como psicólogo clínico atendendo diversas pessoas com questões psicológicas.

Como nem sempre somente a graduação é o suficiente para a vida profissional, o Psicólogo, que é Psicoterapeuta, se especializa em determinadas linhas de pensamentos da clínica psicológica. A Psicanálise e a Análise Bioenergética são tipos de especializações clínicas, porém nem sempre o profissional que irá se especializar nestas áreas é necessariamente um Psicólogo. Portanto existe uma diferença entre os Terapeutas formados nas especializações clínicas e os Psicoterapeutas formados nas mesmas.

Existem diversos tipos de terapeutas e cada um deles tem sua área de especialidades, mas somente o Psicoterapeuta estudou Psicologia. A diferença é que o Psicoterapeuta estudou e possui conhecimentos sobre a Psicologia, ciência que trata os estados e processos mentais, compreende o comportamento humano e suas interações com o ambiente físico e social.

Por quê a Psicoterapia pode me ajudar a viver melhor?

Muitas vezes as pessoas se deparam com problemas e dificuldades na vida, algumas vezes esses problemas são bem resolvidos, mas em outras vezes a mesma dificuldade continua acontecendo em diferentes situações sem a própria pessoa perceber, como se fosse um ciclo vicioso.

Todo ser humano possui barreiras psicológicas difíceis de lidar e estas barreiras são as causas das dificuldades de resolução de conflitos na vida das pessoas. Esses conflitos geram muito sofrimento e podem ficar mal resolvidos a vida toda.

Se a pessoa busca ajuda psicológica, mesmo que seja para autoconhecimento, ela aprenderá a lidar com as adversidades da vida de forma mais leve e tranquila. O sofrimento é diminuído e com isso o poder de escolha, de tomar decisões pelo melhor para si mesmo é retomado.

Muitas pessoas reclamam da vida e das dificuldades que passam e não buscam ajuda ou pensam que não precisam de ajuda. Infelizmente ainda existe o preconceito “psicólogo é para quem está louco”, essas pessoas se importam demais com o que o outro pensará dela, mas no mundo em que vivemos “loucura” é achar que se pode resolver tudo sozinho.

A Psicoterapia é útil para qualquer pessoa de qualquer idade, nível social, cultural ou crença, que tenha problemas interferindo na sua rotina e são de difícil resolução para ela própria. Ou ainda para quem deseja facilitar a vida e desenvolver suas capacidades através do autoconhecimento.

Quando buscar Psicoterapia?

Como já falei aqui, muitas pessoas buscam o Psicólogo somente pelo autoconhecimento, elas querem se conhecer melhor, saber de seus potenciais, de suas dificuldades e lidar melhor com elas.
Mas a principal busca é da pessoa que esta passando por um momento de crise, as vezes ela percebe que o sofrimento é maior do que o normal e a está impedindo de conseguir ultrapassar uma dificuldade. Neste momento nem sempre essas percepções são tão claras, então a Psicoterapia ajudará no sentido de perceber e cuidar do mundo interno e externo.

As principais situações traumáticas que por si só precisam de aconselhamento psicoterapêutico podem envolver perda de algum ente querido na família, perda do emprego, separação, situações de estresse frequente, alto nível de ansiedade e humor deprimido. Esses problemas podem atrapalhar na rotina do dia a dia, afastar amigos e fazer com que os pensamentos girem apenas em torno disso.

As pessoas tendem a sentir diferentes emoções nesses momentos, mas com qual intensidade elas acontecem? Essa é uma pergunta que você deve se fazer. Estar constantemente dominado pela tristeza, raiva ou angústia são sinais de que você precisa procurar Psicoterapia.

psicoterapia liberdade

Como a Psicoterapia pode me ajudar a viver melhor?

A Psicoterapeuta é uma pessoa neutra e preparada para ouvir, identificar emoções, sensações, percepções e analisar os bloqueios psíquicos que afetam o comportamento diante das dificuldades. Através desta técnica a dor e o sofrimento são acolhidos e cuidadosamente analisados, de forma a mostrar para a pessoa o que a impede de resolver alguns conflitos e, junto dela, buscar a melhor forma de lidar com isso para viver melhor.

O autoconhecimento, ganho no processo psicoterapêutico, é uma via de crescimento e amadurecimento, que ameniza as barreiras psicológicas e permite maior intimidade consigo. A pessoa passa a reconhecer seus potenciais e suas dificuldades, o que aumentam as possibilidades de lidar com as limitações e frustrações. No post  Autoconhecimento, processo que leva ao sucesso eu aprofundo mais sobre essa questão..

лидов рфAirgun Airsoft and Paintball Productsсайтsaint-petersbourgот чего воспаляются десныкупити зимові сапоги жіночіХимиотерапия в Германии