Minha Abordagem

A Análise Bioenergética é um tipo de terapia corporal, uma técnica que une e integra mente e corpo.

Não somos seres só racionais, nem só animais guiados pelo instinto. Somos seres humanos, em nosso desenvolvimento evolutivo integramos o funcionamento mente x corpo.

Muitas vezes parece que estamos distantes da conexão mente x corpo, pois vivemos na luta contra o tempo e não conseguimos prestar atenção em nosso momento presente. Sendo assim, não temos tempo e nem espaço para respirar e prestar atenção nas emoções, nas sensações, no que estamos sentindo e vivenciando aqui e agora.

De acordo com Alexander Lowen, fundador da Análise Bioenergética, nossas emoções são percebidas como sensações corporais, por exemplo quando sentimos medo: a respiração trava, o corpo fica enrijecido, arregalamos os olhos e podemos sentir um frio na barriga. Essas sensações são sutis, para ser possível entrar em contato com tais sensações e percepções do corpo é preciso adquirir consciência corporal e emocional.

Para cada pessoa essas sensações e percepções corporais são singulares e experienciadas de forma única, então meu trabalho é individual e focado no que cada pessoa precisa.

O meio mais simples de entrar em contato com essas sensações e emoções é através da ampliação da respiração, relaxamento das tensões e de se permitir fluir nas sensações. Então a base desta técnica na intervenção corporal ocorre através da respiração, exercícios de aterramento e conexão consigo mesmo, além de exercícios de expressão de sentimentos, todos guiados pela psicoterapeuta de acordo com a análise das questões que a pessoa traz e quer trabalhar na sessão. Na maioria das vezes nossa respiração é curta e não é fluída, apresenta bloqueios e quanto menos profunda a respiração, mais difícil de acessar e estar em contato com os sentimentos.

Sabemos que a respiração é a base para a vida, quando inspiramos o oxigênio alimenta todas as células de nosso corpo, elas produzem energia e liberam gás carbônico que é eliminado na expiração. Os bloqueios na respiração diminuem o fluxo de vida e intoxica o corpo, quando o gás carbônico produzido não é totalmente expirado. Diminuindo assim, o calor e energia disponível para o organismo se movimentar e ir em busca de seus desejos e objetivos de vida.

Os bloqueios corporais são imperceptíveis e existem para nos proteger de algum acontecimento que nos abalou em nossa história, quando tal acontecimento ocorreu precisamos contrair alguma parte do corpo, impedindo o fluxo energético vital, para conseguir suportar a dor causada pelo acontecimento. Quando ocorre a repetição do bloqueio nos movimentos corporais, por conta de outro acontecimento que gerou o mesmo grau de angústia, tal bloqueio físico se torna automático e já não percebemos mais que ele acontece. Esse bloqueio é a resposta para suportar a dor e angústia sentidas, ele se torna parte do nosso modo automático de agir diante dos acontecimentos, ou seja, isso é o nosso jeito de ser.

Por algum tempo esse bloqueio nos foi útil, mas pode ser que na vida adulta diante de conflitos que demandam maior jogo de cintura ele nos atrapalha, pois ficamos aprisionados num único mecanismo de nos defender emocionalmente e isso passa a não ser mais a melhor forma para lidar com as diversas situações. Na maioria das vezes este é o momento em que a pessoa busca a psicoterapia, para entender porque funciona dessa forma e quer encontrar uma forma melhor de lidar com seus conflitos e com a vida.

Meu trabalho, baseado na Análise Bioenergética, é uma ferramenta para a compreensão analítica da história de vida da pessoa e dos acontecimentos dolorosos que se refletiram nos bloqueios corporais, esses bloqueios são trabalhados através da técnica de exercícios junto da análise. Através desta técnica será possível encontrar uma forma mais ampla de funcionar na vida e de fluir pelas dificuldades com leveza e sabedoria.

A técnica de exercícios aliada a compreensão e integração da história da pessoa, possibilita ampliar a consciência corporal e emocional, o que permite afrouxar os bloqueios necessários para abrir novos caminhos e então lidar com as dificuldades e adversidades da vida da melhor forma possível para cada pessoa.

Através do processo psicoterapêutico da Análise Bioenergética é possível a integração do corpo e sentimentos, a apropriação de si mesmo, da personalidade e a expressão de sentimentos melhor canalizada. Esta conexão com o cuidado de si, facilita a tomada de decisões e ações de forma integrada com sua intenção e necessidades.

O sucesso do trabalho ocorre quando a pessoa percebe que pode fluir na vida de forma leve e tranquila, não precisa carregar em si tensões que não lhe trarão benefícios, pode se libertar destas tensões e colocar em si só coisas que a fortalecem e a ajudam a amadurecer, fazendo as melhores escolhas para si mesma.