Todas as pessoas passam por momentos de angústia, stress, luto, conflito e tristeza. Nestes momentos, em que não nos sentimos bem, é difícil saber se devemos ou não procurar ajuda profissional, como a Psicoterapia, para lidar com tais dificuldades.

A Psicoterapia lida diretamente com essas questões e tem a finalidade de atender pessoas com problemas pessoais, de relacionamento, comportamentais e cognitivos. Ainda assim as pessoas relutam em procurar um profissional, dados os preconceitos que existem em torno do tratamento.

Muitas pessoas possuem a idéia de que fazer psicoterapia é para “loucos”, mas esse é um conceito que deve ser superado. A Psicoterapia é útil para qualquer pessoa, de qualquer idade, nível social, cultural ou crença, que tenha problemas que interferem na sua rotina e são de difícil resolução para ela própria. Ou ainda para quem deseja melhorar e desenvolver suas capacidades através do autoconhecimento.

Quando não estamos bem buscamos fazer coisas que possam nos ajudar a melhorar. A maioria procura alguém para desabafar, outros preferem sair para se divertir, dançar, jogar futebol com os amigos. Essas são coisas que podem ajudar a aliviar o stress causado pelos problemas, mas é um alívio superficial e momentâneo.

Geralmente, quando procuramos um amigo(a) para conversar, acontece uma disputa para ver quem conta mais a sua própria história. E no final saímos com a sensação de que não dizemos tudo, que não fomos ouvidos. É neste ponto que a Psicoterapia se difere, o profissional está disposto para escutar e tem toda a técnica para ajuda-lo na resolução de suas questões.

Mas devemos lembrar que na vida o sofrimento é algo comum e que não são todas as pessoas que precisam de um profissional para lidar com ele. Por isso separamos alguns sintomas para que você tenha uma ideia melhor se deve ou não procurar a Psicoterapia.

campo borboleta - fazer psicoterapia

Necessidade de fazer Psicoterapia:

EMOÇÕES INTENSAS

As pessoas tendem a sentir diferentes emoções durante sua vida, mas com qual intensidade elas acontecem? Essa é uma pergunta que você deve se fazer. Tem ciúmes demais? Ama demais? Sofre demais? Todas as suas emoções são extremamente intensas? Esse é um sinal.

Estar constantemente dominado pela tristeza, raiva ou angústia também são sinais de que você precisa fazer psicoterapia. Pessoas com esses sintomas tendem a ser pessimistas e, sempre quando surge um novo desafio em suas vidas, começam a imaginar maneiras de como aquilo pode dar errado.

 

PENSAMENTOS REPETITIVOS

Passar por situações traumáticas como perda de algum ente querido na família, perda do emprego, separação, situações de estresse frequente, são situações que por si só precisam de aconselhamento. Esses problemas podem atrapalhar na rotina do dia a dia, afastar os amigos e fazer com que nossos pensamentos girem apenas em torno disso.

Se você perceber que está afastada das pessoas de quem tinha contato e estiver se sentindo angustiada, talvez seja a hora de fazer psicoterapia. Engana-se quem pensa que isso pode passar sozinho, a tendência é que a pessoa se isole ainda mais.

Há ainda, pessoas que ao invés do isolamento começam a procurar os amigos constantemente e ficam agitadas e com dificuldades para dormir. Esse também é um sinal.

Se quiserem saber mais, eu escrevi esse post Saiba o que é psicoterapia e seus benefícios

Caso tenha dúvidas agende uma conversa.

Abraços,

Vanessaanalytics googleгдепосмотретьвечные купить ссылки для продвижения сайтаоформить визу в ирландиюgoogle pandaпримеры рекламы вконтактеПавелко