A depressão é o reflexo do estado da repressão. Nós precisamos nos expressar para não acumular e reprimir sentimentos e emoções, resultando em sintomas psicossomáticos.

Se a depressão é, basicamente, a falta de expressão, por que alguns de nós são omissos com os próprios sentimentos e vontades, e se repreendem, mesmo sabendo que sofrerão? O motivo é o mesmo pelo qual usamos roupas desconfortáveis ou acompanhamos assuntos irrelevantes e desinteressantes.

Independente da sociedade em que vivemos, estamos cercados de regras, algumas extremamente nocivas, como o controle das emoções. Ao limitarmos nossas emoções, reprimimos nossa própria essência e causamos um bloqueio interno em nosso organismo.

A falta de circulação da energia vital ocasionada pela supressão dos sentimentos resulta na perda gradativa de energia. Um corpo reprimido e bloqueado passa, então, a refletir as mesmas emoções encouraçadas, tornando-se negativo. Para agravar ainda mais, os sentimentos positivos também passam a ser bloqueados e o corpo, muito debilitado, se torna incapaz de senti-los.

Sintomas da depressão

A depressão, como tudo o que acontece em nosso organismo, está interligado. A apatia, a falta de ânimo e a tristeza constante são apenas alguns dos sintomas. A depressão também pode ter reações psicossomáticas, ou seja, sinais físicos. Além de dores e mudanças de peso, alterações no sono e no apetite também podem indicar a doença. Entre outros sintomas importantes está o cansaço, a ausência de prazer e a irritabilidade.

A depressão indica uma incapacidade de controlar e contornar os momentos mais difíceis e desfrutar dos bons. O bloqueio tira da pessoa a capacidade de reagir e gera uma autopercepção falha.

depressão

Depressão epidêmica

Um estudo realizado pela OMS, a Organização Mundial de Saúde, aponta que até o ano de 2020 a depressão será a doença mais incapacitante a acometer a humanidade. Tão comum quanto perigosa, ela atinge as populações em diferentes graus.

Resultado da cultura da repressão, em que somos desencorajados a expressar nossas emoções, as reações são diversas. Enquanto, em alguns indivíduos a depressão pode ser substituída por um estado deprimido, em outros ela pode se sobrepor a própria vida.

Os sentimentos e as emoções considerados ruins, como o medo e a tristeza, são combatidos internamente, causando uma queda na energia vital do corpo. A depressão mata o organismo aos poucos de maneira dolorosa. Mais de 120 milhões de pessoas tem o diagnóstico de depressão em todo o mundo e o índice de mortalidade é alto, acometendo 850 mil de indivíduos por ano.

O quadro tende a se agravar quando estamos em uma sociedade em que existe a obrigatoriedade do sucesso e a ilusão construída de que precisamos ser positivos para sermos amados.

Reconexão e expressão

 

depressão

 

Sendo a repressão e a dissolução do ser natural, as causas da depressão, como podemos combater este mal? Busque se expressar puramente, livre de preconceitos, opiniões e premissas. Expresse o amor, a alegria, a tristeza e a raiva, e faça sua energia vital voltar a circular livremente.

Com o tempo, as tensões são reduzidas e a espontaneidade das emoções vai aumentando. Aos poucos, seu corpo será curado e entrará em sintonia com a sua mente e com o universo.

Para tanto, é imprescindível o desenvolvimento de um trabalho psicoterapêutico. Só assim o resultado será a retomada da energia vital e do prazer, proporcionando a reconexão com o próprio corpo.

A terapia bioenergética utiliza exercícios de respiração e corporais para eliminar os bloqueios, ativando a energia vital, assim permitindo mais fluidez e equilíbrio na vida. Os exercícios mais usados para a depressão podem envolver o peito, membros inferiores e o pescoço.

A depressão é uma doença incapacitante e, quem sofre dela acaba ampliando a significação negativa, tornando indispensável o acompanhamento de um psicoterapeuta para a recuperação. O profissional será responsável por ajudar o paciente a identificar cada comportamento e estimular a mudança de maneira orgânica e eficaz. Em alguns casos, entretanto, além do acompanhamento psicológico, o uso de medicamentos prescritos por psiquiatras é importante para aliviar os sintomas.

A psicoterapia é fundamental para guiar a limpeza dos bloqueios no corpo e deixar que a energia flua. O profissional também tem função importante na reintegração ao ambiente e à sociedade de uma maneira mais saudável, independente e feliz.

Clique e saiba como a Psicoterapia pode te ajudar.

Agende uma conversa.

Abraços,

Vanessaпрокурор пушокпростогоtrans siberian orchestra 2014 dates de tournéeпродвижение сайта в сшапродвижение сайтоввысокие сапоги с платьемкак готовить овощной рагуфедерация футбола украины Павелко