De onde veio a Análise Bioenergética

Nunca ouviu falar da Análise Bioenergética?

Aqui você vai entender:

 

  • De onde surgiu essa abordagem da Psicologia
  • Seus fundamentos teóricos, quem foram seus autores
  • A transformação do atendimento convencional.

Análise Bioenergética: de onde surgiu

A Análise Bioenergética é uma técnica psicoterapêutica. Foi desenvolvida por Alexander Lowen, em 1956, a partir da obra de Wilhelm Reich, psicanalista e discípulo de Freud. Esta técnica utiliza o trabalho corporal em busca da integração e equilíbrio entre corpo/mente humana.

Nossa cultura racionalista e de base narcisista tende a cisão mente/corpo. Nos estimula a viver mergulhados em pensamentos, sem tempo e com uma direção: a busca pelo reconhecimento pessoal e financeiro.

Com toda essa “pressão” social e pessoal, a consciência corporal fica anestesiada. Vivemos com tensões crônicas, que bloqueiam o contato com as emoções. As emoções são percebidas através da percepção das sensações corporais.

Sendo assim, as ações passam a ser automáticas e regidas pela mente racional. O contato com sentimentos e emoções percebidas no corpo, estão anestesiados. As sensações corporais estão bloqueadas pelas tensões musculares. Estas tensões impedem o fluxo natural dos movimentos, então não é possível reagir livremente as situações.

Portanto ficamos presos aos mesmos modos de responder as dificuldades, nos percebemos “andando em círculos”.

Com toda essa tensão corporal em algum momento o corpo irá colapsar. Percebemos isso quando aparece uma “dorzinha aqui ou ali”, isso é o corpo chamando a atenção de sua existência.

Porém quando isso acontece não é só uma dorzinha, pode já ser um grande problema. Este problema pode estar ligado ao estilo e a história de vida da pessoa. Os padrões de comportamento e formas de movimento corporais que se repetem por conta das tensões.

Dentre as psicoterapias corporais, a Análise Bioenergética, visa trazer de volta a consciência corporal e a percepção das emoções. Tudo aquilo que ficou adormecido nas tensões e correria do dia a dia.

O trabalho corporal da Análise Bioenergética, de acordo com Lowen, tem como objetivo a autopercepção, a auto-expressão e a autopossessão. Isso é, permitir ao sujeito conhecer-se, expressar-se e com isso ser dono de si mesmo, bem como de suas escolhas.

Fundamentos e autores da Análise Bioenergética

Inicialmente Freud trabalhava através da associação livre de idéias: a qual o cliente dizia tudo o que lhe vinha a mente. Era um trabalho realizado no famoso Divã, o qual não permitia o contato visual com o cliente. O analista trabalhava o inconsciente através da interpretação das idéias do cliente.

Wilhelm Reich, foi discípulo de Freud e rompeu seus estudos. Percebeu que os conteúdos inconscientes na fala de seus clientes também estavam inscritos nas atitudes corporais do mesmo. Isso quer dizer que o inconsciente também esta expresso no corpo.

Portanto, Reich deu início a Psicoterapia não mais focada na mente, mas no conjunto mente/corpo. Então isso possibilitou novas intervenções analíticas e compreensão ampliada do ser humano.

Para entender melhor: como Reich percebeu o inconsciente expresso no corpo?

Reich começou a notar os gestos dos clientes conforme falavam, estes estavam diretamente conectados a expressão do inconsciente no corpo.

Por exemplo: Reich notava que enquanto um cliente falava, ele batia o pé no chão rapidamente. Quando Reich perguntava se o cliente percebia isso, ele dizia que não. Então Reich começou a explorar esse movimento do cliente através da ampliação, ou, da imitação do mesmo.

Com isso ficou claro que o modo como nos comportamos e agimos diante das situações não são completamente conscientes. Nosso comportamento acontece pelo aprendizado que tivemos em nossa história e se tornaram automáticos. Estes gestos e comportamentos estão diretamente conectados com nosso jeito de ser.

Com isso Reich deu início aos estudos da vegetoterapia, estudos que diziam respeito ao sistema vegetativo. Um sistema que nos mantém vivos mesmo quando em estado de coma, aquele que trabalha sem termos consciência do mesmo.

Reich também comprovou a existência do fluxo energético corporal, através dos testes com a caixa orgônica, objeto criado para atrair e acumular energia.

Freud já falava da energia psíquica em suas teorias, sobre as influências dessa energia na sexualidade em relação as neuroses. Os estudos de Reich aprofundaram as teorias de Freud e fundamentaram a energia orgone. Relacionada aos desejos e pulsões de vida, isso é: a força que nos impulsiona a viver.

Este fluxo energético também é comprovado pela biologia, através do fluxo respiratório de qualquer ser vivo. Onde o oxigênio serve de combustível para a manutenção da vida. Então se há vida, há energia vital que mantém o organismo vivo.

A transformação do atendimento convencional

Alexander Lowen, foi aluno e cliente de Reich, aprofundou sua obra fundamentando a Análise Bioenergética. Lowen tirou o cliente do Divã e passou a trabalhar com ele em pé. Desta forma facilitou ao cliente a consciência dos seus movimentos corporais.

Essa mudança proporciona ao analista, uma postura mais ativa perante o cliente, que vai além da escuta.

Além disso, Lowen criou uma série de exercícios para ampliar e aprofundar a respiração. O que trabalha corporalmente o contato com as percepções das emoções sentidas no corpo. Isso possibilita a liberação das tensões musculares que bloqueiam o livre fluxo energético vital.

Nesta abordagem ocorre maior contato do analista com o cliente, abrindo uma segunda via de contato. Além do contato verbal, o contato corporal. Podendo ocorrer pela sutileza do toque, pela observação do corpo e pelo convite a determinados movimentos.

Portanto, todo o processo deste trabalho terapêutico esta voltado para a compreensão psíquica e física do sujeito, integrando corpo/mente. Tem objetivo de “resgatar a liberdade, a graça e a beleza do ser” (Weigand, 2006, p. 14).

Para entender como posso te ajudar clique aqui.

 Ou, agende uma conversa!

Abraços,

Vanessa

ооо толковаяпоисковой рекламаrusia kazanсайтов продвижение смисвободная ниша для интернет магазинапластика век фотоbravoil Турал Маиловлобановский супермаркет класс