Como Funciona?

O autoconhecimento é um processo contínuo e em constante evolução. Tanto a psicoterapia, quanto o coaching são processos que ampliam e produzem autoconhecimento. O autoconhecimento é o quanto você conhece e esta em contato consigo mesmo, o que possibilita fazer as melhores escolhas para você, entendendo qual a melhor forma de lidar com as situações da sua vida, sabendo discernir seus limites, além de saber cuidar de si, de sua vida e de sua saúde emocional.

Você busca ajuda quando percebe que algo em sua vida e atitudes não caminha da forma que você gostaria, quando esta insustentável continuar assim e não consegue ver a melhor saída. A maioria das pessoas me procuram em momentos de crise, ou quando algo não vai bem e querem mudar, mas não sabem como. Porém também tem pessoas que mesmo em momentos tranquilos da vida, buscam meu trabalho para ampliar o autoconhecimento e continuar a ter uma vida saudável tanto física como emocionalmente.

Os processos de autoconhecimento psicoterapêuticos são para todos, qualquer pessoa que queira e esteja disposta a ampliar suas ferramentas para viver a vida de forma plena. Já o processo de coaching não é para todos, pois há questões que o coaching não consegue resolver, por ser um processo que não investiga a história de vida da pessoa a ponto de analisar, explorar e integrar todos os dados, de forma a ampliar os horizontes como a psicoterapia faz.

Para entender e saber qual processo é o ideal para você, só com uma conversa inicial, onde irei entender o que busca e juntos decidimos o melhor caminho a ser trilhado. Para iniciar qualquer processo de autoconhecimento é preciso ter uma conversa inicial, pois até mesmo o profissional que irá te atender precisa ter certeza de que consegue te ajudar com as ferramentas de conhecimentos e experiências que possui.

Caso o profissional perceba que não tem como te ajudar, ele realiza o encaminhamento para outro profissional que ele entende, terá maior sucesso no trabalho com a demanda que você apresenta. Se isso acontecer fique tranquilo, pois você esta sendo cuidado para que tenha uma pessoa melhor capacitada para te auxiliar em suas questões.

Todo psicólogo também é um ser humano com suas próprias questões, é um profissional que também esta em constante processo e busca de autoconhecimento, afinal esta é sua ferramenta de trabalho mais importante.

Ao escolher o profissional perceba como se sente com ele, se fica a vontade para falar sobre suas questões, se percebe que tem empatia, caso algo não vá bem na primeira conversa é provável que o profissional também perceba e que ocorram os encaminhamentos.

Se a conversa flui e há empatia seja bem vindo ao processo que se inicia!