Análise Bioenergética

No mundo frenético em que vivemos você pode escolher. Entre se deixar anestesiar e realizar coisas no automático, ou, buscar autoconhecimento e viver plenamente. Através da Análise Bioenergética é possível encontrar momentos de felicidade em lugares nunca imaginados, como em você mesmo.

Veja tudo que vou falar sobre a Análise Bioenergética:

  • O que é Análise Bioenergética?
  • Como a Análise Bioenergética funciona
  • Qual seu diferencial teórico e prático da Análise Bioenergética
  • Porque você deveria entrar nesse processo de autoconhecimento com a Análise Bioenergética

O que é Análise Bioenergética?

A Análise Bioenergética é um dos tipos de psicoterapias corporais. Sua função é resgatar o contato consigo mesmo, com as percepções corporais e emocionais. O foco é o olhar para o cliente como um todo, integrando corpo, mente, emoções e racionalidade. A técnica inclui o corpo na análise e realiza movimentos que facilitem a autopercepção.

Esta técnica tem base na psicanálise. Então o processo ocorre através de conversas e investigações da história de vida do cliente. É preciso entender o que de sua história, se relaciona com as dificuldades vivenciadas hoje.

Após essa investigação o psicoterapeuta compreende as questões e as traduz para o cliente. Essa tradução acontece verbalmente e também utilizando técnicas de movimentos que ampliem a consciência corporal. Isso traz maior clareza dos bloqueios corporais e das emoções reprimidas. Fatos que impossibilitam a pessoa de agir como gostaria diante de determinada situação.

Agende um horário

Muitos desses movimentos tem intenção de enraizar a pessoa em sua realidade, a base deles se chama grounding. A ação desses movimentos é diminuir a confusão mental, deixando claro aquilo que é difícil de ver e enfrentar. Quando é possível olhar de frente para essas questões ocorre uma liberação dos bloqueios. O que pode ser percebido através de um insight e de uma liberação do movimento corporal que estava bloqueado.

Quando mente e corpo estão conectados e integrados novamente é possível se abrir para novos caminhos. Isso é, novas formas de encarar a vida, com maiores possibilidades de escolhas diante das situações de dificuldade.

Qual o diferencial teórico e prático da Análise Bioenergética?

Esta abordagem inclui o corpo no processo psicoterapêutico. Pois o corpo é vivo e faz parte das conexões da mente humana consciente e inconsciente.

O diferencial teórico da abordagem é este: o inconsciente está expresso também no corpo.

O comportamento e os gestos mais imperceptíveis da pessoa, estão diretamente conectados a expressão do inconsciente no corpo. Isso quer dizer que o modo como nos comportamos diante de diferentes situações, dizem muito sobre quem somos nós. Muitas vezes não temos total consciência de tais comportamentos. Esses comportamentos são automáticos, então quando nos damos conta já agimos da forma como estamos acostumados.

Quanto mais se tem consciência das ações, mais consciência se tem dos sentimentos que te levaram a agir dessa maneira. Sendo assim, nesta abordagem percebemos os sentimentos como sensações corporais. Os sentimentos são percebidos no corpo em forma de movimentos internos sutis. Então na maioria das vezes não estamos conscientes dos sentimentos nem de tais movimentos.

Alguns movimentos inconscientes são importantes para nos manter vivos, são os movimentos do sistema vegetativo, como dos órgãos por exemplo. A respiração acontece involuntariamente e é automática, ela nos mantêm vivos.

Na biologia a respiração é a base para a vida, ela gera energia para nos manter vivos. O fluxo de energia vital é mais um fator importante nesta abordagem.

Sendo nosso corpo vivo, ele tem carga energética e esta pode fluir livremente, ou estar deslocada e estagnada. Essa fluidez depende dos padrões rígidos que bloqueiam o fluxo desse corpo. A movimentação energética está diretamente ligada aos bloqueios inconscientes na respiração. Então se há bloqueios, há rigidez e os movimentos dos sentimentos também estão bloqueados.

A intervenção corporal desta técnica trabalha no sentido de ampliar a consciência da respiração, dos sentimentos e de si mesmo.

Entendendo os bloqueios

Ao observarmos a respiração pelos movimentos no corpo de um bebê, percebemos que o seu movimento é fluído, sem barreiras. Já se observarmos nossa respiração vamos perceber que temos diversas barreiras. Nossa respiração não é fluída como no bebê, muitas vezes a movimentação da nossa respiração quase não é perceptível.

Porque nossa respiração não é fluída como a de um bebê? Isso acontece pois, conforme vamos crescendo e nos desenvolvendo, passamos por momentos de dor, tanto física, como emocional.

Quando estamos sob algum tipo de situação dolorosa nosso cérebro envia uma mensagem para nosso corpo reagir. A reação imediata é entrar num estado de alerta ao perigo, que solicita o enrijecimento dos músculos para nos proteger.

Quando nosso corpo enrijece, é como uma anestesia, impedimos o livre fluxo dos movimentos naturais. Sendo assim contato com os sentimentos ficam bloqueados, a dor física e emocional também diminui.

Isso acontece para nos proteger da dor e é um mecanismo necessário. Infelizmente passamos por situações difíceis ao longo da vida o que tornam essas contrações crônicas. Quando isso acontece passamos a não ter mais a percepção consciente da rigidez no corpo. A rigidez impedindo o livre fluxo de movimentos nos torna refém da mesma reação diante dos problemas.

Então toda vez que passamos por situações difíceis já estamos programados para nos proteger da mesma forma. Por isso muitas vezes não conseguimos lidar com os problemas da melhor forma possível. É preciso um trabalho profundo de consciência, restabelecendo o fluxo natural para ampliar as possibilidades de reações diante dos conflitos.

Como a Análise Bioenergética trabalha os bloqueios

Na Análise Bioenergética chamamos essa rigidez de anéis de couraça. São os pontos de rigidez crônica ao longo do corpo, estudados e distribuídos de acordo com as fases do desenvolvimento humano.

Veja a imagem para entender onde estão estes bloqueios:

São nestes anéis que a Análise Bioenergética vai intervir corporalmente. Utilizando a análise da história de vida e exercícios que tragam gradativamente de volta para a consciência os bloqueios. Após a compreensão da dinâmica do funcionamento, é possível afrouxar os bloqueios e ampliar a possibilidade de escolha das reações.

Cada pessoa é única, por isso o acompanhamento acontece de acordo com as necessidades individuais. A técnica e teoria das abordagens são o norte, nos ajudam a compreender e facilita o olhar para o sujeito. Porém isso não quer dizer que é uma regra e que a mesma serve para todos. O trabalho acontece de forma individualizada e centrada na pessoa como um ser integral.

Todo processo de autoconhecimento envolve um aprendizado sobre si mesmo.

Agende um horário

Na Análise Bioenergética o aprendizado se dá através da tomada de consciência da dificuldade e da descoberta de novos caminhos. Além de perceber o que prejudica, se percebe que existem outras escolhas ao lidar com o problema.

Esse aprendizado é concretizado pela consciência das percepções corporais e dos sentimentos envolvidos. Não é completamente necessário que a pessoa se lembre exatamente o que aconteceu em sua história que possivelmente causou bloqueios. Pois é possível identificar os sentimentos e seus desdobramentos através das sensações corporais.

O terapeuta possui ferramentas para atuar diretamente nos bloqueios do corpo do cliente, isso permite evidenciar quais sentimentos ficaram bloqueados. Através dos exercícios junto da análise, é possível experimentar o que os sentimentos causam no corpo. Com isso ocorre o afrouxamento do bloqueio e o fluxo natural é restabelecido.

Porque você deveria entrar nesse processo de autoconhecimento

A beleza do processo terapêutico esta nesse aprendizado de autoconhecimento. Sendo possível identificar o sentimento que te fez parar, você conseguirá retomar o caminho de forma mais leve e solta.

Mesmo que uma situação causa estresse e parece que esta num beco sem saída. Este tipo de intervenção facilita o aprendizado através da consciência corporal. Então novos caminhos são descobertos e com isso formas mais leves de lidar com as situações de estresse. É como se a resposta estava lá o tempo todo, mas não era possível enxerga-la.

Essa resposta não esta onde costuma procurar, esta dentro de você. É preciso estar num acompanhamento psicoterapêutico para conseguir acessar as dores, sozinho esse caminho é muito mais difícil. Além do que, estando sozinho em busca do autoconhecimento, é mais fácil a confusão e a desistência que leva a acomodação.

Através do processo da Análise Bioenergética é possível se tornar uma pessoa conectada com seu corpo e com seus sentimentos. Além de estar conectado com suas necessidades e o que é possível fazer para supri-las. Sendo assim a vitimização não faz mais sentido, você se torna autor de sua própria história. Estando em contato com sua essência é possível tomar decisões e agir de forma integrada com sua intenção.

A partir disso é possível fluir na vida de forma leve e tranquila. Sem precisar carregar tensões e preocupações que não lhe trarão benefícios.

A intenção terapêutica da Análise Bioenergética é auxiliar a pessoa no desempenho de sua autopercepção, autopossessão e auto-expressão. Isso quer dizer: ter percepção dos sentimentos, se apropriar de si mesmo e lutar pelo que é seu.

 

Bibliografia

Reich, Wilhelm. 1897 – 1957. A Função do Orgasmo: problemas econômico-sexuais da energia biológica. Tradução Maria da Glória Novak. São Paulo: Brasiliense, 2004.

Lowen, Alexander. 1910. Bioenergética. Tradução de Maria Silvia Mourão Netto; direção da coleção Paulo Eliezer Ferri de Barros. São Paulo: Summus, 1982. (Novas buscas em psicoterapia; v. 15)

Lowen, Alexander. O Corpo em Terapia: a abordagem bioenergética. Tradução de Maria Silvia Mourão Netto; supervisão e edição de Paulo Eliezer Ferri de Barros. – 11ª ed. – São Paulo: Summus, 1977. (Coleção Novas buscas em psicoterapia; v.4)

Klopstech, Angela. Análise Bioenergética e a Psicoterapia Comtemporânea: considerações adicionais dialogando com outras modalidades e com a neurociência. Palestra proferida na Conferência Bianual do Instituto de Análise Bioenergética em Sevilha, Espanha Maio 2007

 

Para saber de onde veio a Análise Bioenergética clique aqui , como funciona o meu trabalho clique aqui.

 Agende uma conversa!

Abraços,

Vanessa.

 специалист seoувеличитьusability лучшиеprpгорные лыжи во франциипоставки в китайwordstat yandex ru статистика ключевых словАндрей Павелко жена